Os programas de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), desenvolvido no Campus Cuiabá Octayde, e o Mestrado em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA), sediado no Campus Bela Vista realizaram as aulas inaugurais para a turma 2025 na última semana dando boas-vindas aos mestrandos.
Os programas de mestrado interinstitucionais vinculados ao IFMT são estratégicos e cada vez mais incentivados no âmbito dos Programas de Pós Graduação do IFMT, afirmou a Pró-reitora Pesquisa e Pós-graduação, Regina Olea, que participou das duas aulas inaugurais e desejou boas vindas aos novos acadêmicos.
O ProfEPT inicia em 2025 com sua sétima turma. Para Regina o programa tem contribuído amplamente para a formação altamente especializada no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica do estado do Mato Grosso. “O destaque deste programa é a capacitação do próprio quadro do IFMT, pois muitos servidores e servidoras que hoje ocupam funções estratégicas na instituição são egressos do Programa”, ressalta Olea.
Já o PPGQTA que está iniciando sua quinta turma, possui depósitos de patentes e novos registros estão sendo finalizados . “São produtos das pesquisas realizadas por mestrandos e mestrandas que buscam oferecer soluções tecnológicas e ambientais para demandas do setor produtivo. Isso é muito significativo para o IFMT”, frisa Regina.
Para o coordenador do PPGQTA, professor Josias Coringa, o IFMT com o programa de Mestrado assume um papel de ofertar tecnologias e soluções para o setor produtivo estadual. “Iremos solicitar mais dois depósitos de patentes de dissertação defendidas em 2025: uma voltada para a área de leveduras e outra na produção de tinta ecológica. Essa a contribuição para o setor produtivo”, salientou Josias.
A aula inaugural do Mestrado em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) contou com uma palestra da Superintendente da Fiemt e IEL, Fernanda Campos, que falou sobre a " Integração da academia com a indústria na melhoria de processos e produtos aliados às questões ambientais".
No ProfEpt o tema da aula inaugural, ministrada pela professora Regina Olea, foi “Um olhar epistemológico sobre a técnica e a educação científica, técnica e tecnológica”. Durante a apresentação, Regina ressaltou que as portas da instituição estarão sempre “abertas” para os estudantes do programa.
Além da pró-reitora, esteve presente na aula magna o reitor do IFMT Julio César dos Santos. Em sua fala, Julio agradeceu aos estudantes por terem escolhido a instituição para dar esse importante passo. “Em nome da instituição, quero agradecer a cada um dos estudantes, sejam servidores do IFMT ou não. Obrigado por terem escolhido esse programa e o Instituto Federal de Mato Grosso para dar essa importante contribuição na vida de vocês.”
O corpo docente do ProfEpt é composto pelos professores André Luiz, Ângela Rocha, Ed Wilson Ferreira, Geison Jader Mello, José Vinicius da Costa Filho, Juliana Saragiotto Silva, Larissa Kawashima, Leonam Lauro Nunes da Silva, Lúcio Ângelo Vidal, Marcos de Oliveira Valin Jr e Ronan Marcelo Martins.
Textos: Maria Clara e Jones Martinho Contribuição Regina Olea