IFMT

MESTRADO PROF. EM QUÍMICA TECNOLÓGICA E AMBIENTAL

início do conteúdo

APRESENTAÇÃO DO PPGQTA

O Programa de Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental foi aprovado pela Capes em 21/12/2018. O primeiro processo seletivo ocorreu em 2019, com ingresso da 1ª turma em 2020. Delineado sob duas linhas de pesquisa, o curso visa formar profissionais capazes de desenvolver e aplicar novas tecnologias de processo e produtos, criando competências e habilidades para a resolução de problemas no âmbito da Química, visando a preservação ambiental do meio, e articulando o saber técnico científico com as necessidades da sociedade e do setor produtivo.

Objetivos do curso:
Formar profissionais qualificados em nível de pós-graduação stricto sensu para atuação na área da Química e suas interfaces, com ênfase na prática profissional e inovação,visando atender as demandas do mercado de trabalho e de conhecimento especializado, contribuindo para a difusão de conhecimentos e para o desenvolvimento tecnológico, científico e socioeconômico do Estado de Mato Grosso.

Geração de conhecimentos em pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e metodologias, melhoria do processo produtivo e do ambiente, agregação de valor a produtos e processos, controle de qualidade de insumos, matéria primas e produtos em indústrias e instituições públicas e privadas.

Conceito CAPES : 03

DIFERENCIAL DO CURSO:

Formação Profissional: O mestrado profissional é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita (Portaria Normativa Nº 17/2009 – CAPES):

I - a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação;
II - a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos;
III - a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.

O Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental do IFMT busca atrair profissionais atuantes na área de concentração, proporcionando um aprofundamento da formação em química que beneficiará a sua atuação profissional. Outro aspecto positivo da proposta do curso é a formação de parcerias com as empresas e instituições públicas e privadas, onde o profissional poderá vincular sua produção científica e dissertação aos problemas reais dentro do ambiente de trabalho, melhorando o desempenho dos processos.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais da Química (Química, Engenharia Química, Química Industrial) e áreas afins tais como: Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciência dos Alimentos, Bioquímica e Ciências Ambientais.

ATUAÇÃO DO CORPO DOCENTE:

Cem por cento (100%) do corpo docente do Programa é formado por docentes com título de Doutor. A formação do corpo docente corrobora essa interdisciplinaridade, uma vez que é formado por profissionais da Química (em sua maioria) mas também de áreas correlatas como a Biologia, Farmácia e Bioquímica, Ciências Ambientais, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Economia.

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT