ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA:
QUÍMICA.
A área de concentração do Programa de Mestrado profissional em Química Tecnológica e Ambiental permite a atuação de profissionais para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que necessitem de recursos humanos qualificados em Química.
Por ser uma ciência central e interdisciplinar, a área de concentração Química também integra outras áreas afins possibilitando o ingresso de profissionais que desejem, ao final do curso, obterem conhecimento especializado, nível stricto sensu, em Química, dentro das linhas de pesquisa do curso.
LINHAS DE PESQUISA:
1. QUÍMICA E MONITORAMENTO AMBIENTAL: os temas abordados na linha de pesquisa em Química e Monitoramento Ambiental baseiam-se:
• No desenvolvimento e aplicação de metodologias de análise química de contaminantes orgânicos e inorgânicos em diferentes matrizes ambientais (água, atmosfera, resíduos, efluentes, solos e sedimentos), oriundos do processo produtivo ou de atividades ligadas a serviços.
• Em pesquisas relacionadas à Química Verde (desenvolvimento de metodologias analíticas e processos químicos ambientalmente sustentáveis).
2. QUÍMICA TECNOLÓGICA APLICADA A PROCESSOS INDUSTRIAIS: Esta linha de pesquisa dedica-se à execução de projetos focados no desenvolvimento e utilização de novas tecnologias de transformação e aprimoramento das já existentes, aplicáveis a produtos e processos industriais. Nesta linha incluem pesquisas relacionadas à:
• tecnologias de transformação de processos químicos;
• tecnologias inovadoras de tratamento de água, efluentes, resíduos e remediação de áreas contaminadas;
• desenvolvimento tecnológico e caracterização química de produtos naturais e componentes bioativos que fazem parte de um processo produtivo ou atividade agroindustrial;
• biotecnologia aplicada a processos industriais.