IFMT

MESTRADO PROF. EM QUÍMICA TECNOLÓGICA E AMBIENTAL

início do conteúdo

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA:

QUÍMICA.
A área de concentração do Programa de Mestrado profissional em Química Tecnológica e Ambiental permite a atuação de profissionais para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que necessitem de recursos humanos qualificados em Química.
Por ser uma ciência central e interdisciplinar, a área de concentração Química também integra outras áreas afins possibilitando o ingresso de profissionais que desejem, ao final do curso, obterem conhecimento especializado, nível stricto sensu, em Química, dentro das linhas de pesquisa do curso.

LINHAS DE PESQUISA:

1. QUÍMICA E MONITORAMENTO AMBIENTAL: os temas abordados na linha de pesquisa em Química e Monitoramento Ambiental baseiam-se:

• No desenvolvimento e aplicação de metodologias de análise química de contaminantes orgânicos e inorgânicos em diferentes matrizes ambientais (água, atmosfera, resíduos, efluentes, solos e sedimentos), oriundos do processo produtivo ou de atividades ligadas a serviços.

Em pesquisas relacionadas à Química Verde (desenvolvimento de metodologias analíticas e processos químicos ambientalmente sustentáveis).

2. QUÍMICA TECNOLÓGICA APLICADA A PROCESSOS INDUSTRIAIS: Esta linha de pesquisa dedica-se à execução de projetos focados no desenvolvimento e utilização de novas tecnologias de transformação e aprimoramento das já existentes, aplicáveis a produtos e processos industriais. Nesta linha incluem pesquisas relacionadas à:

• tecnologias de transformação de processos químicos;

• tecnologias inovadoras de tratamento de água, efluentes, resíduos e remediação de áreas contaminadas;

• desenvolvimento tecnológico e caracterização química de produtos naturais e componentes bioativos que fazem parte de um processo produtivo ou atividade agroindustrial;

• biotecnologia aplicada a processos industriais.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT